Data Computadores
Digite o seu usuário e senha para entrar ou cadastre-se. É gratis...

Fórum destinado aos alunos, ex-alunos da Data Computadores e qualquer pessoa interessada na troca de informações e conhecimentos.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O QUE É CAD?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 O QUE É CAD? em Sab 25 Out 2008 - 8:31

Folha informativa AutoCAD



Araras, 23 de Julho de 2008.
Prof. Carlos A. Mendes

“Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” (I Pd 4, 11)



O que é CAD?


Computer Aided Design (CAD), ou Desenho Auxiliado por Computador, é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, arquitetura, e design para facilitar o projeto e desenhos técnicos. No caso de design, este pode estar ligado especialmente a todas as suas vertentes (produtos como vestuário, eletrônicos, automobilísticos, etc.), de modo que os jargões de cada especialidade são incorporados na interface de cada programa.

Consistem estes sistemas numa série de ferramentas para construção de entidades geométricas planas (como linhas, curvas, polígonos) ou mesmo objetos tridimensionais (cubos, esferas, etc.). Também deve haver ferramentas para relacionar essas entidades ou esses objetos, por exemplo: criar um arredondamento (filete) entre duas linhas ou subtrair as formas de dois objetos tridimensionais para obter um terceiro.

Uma divisão básica entre os software CAD é feita com base na capacidade do programa em desenhar apenas em 2D (bidimensionais) ou criar modelos tridimensionais também, sendo estes últimos subdivididos ainda em relação a que tecnologia usam como modelador 3D (tridimensional). Existem basicamente dois tipos de modelagem 3D: por polígonos e por NURBS ¹. Nos softwares pode haver intercâmbio entre o modelo 3D e o desenho 2D (por exemplo, o desenho 2D pode ser gerado automaticamente a partir do modelo 3D).



Peças tridimensional feito em SolidWorks..............................Tela de um software bidimensional AutoCAD


Existem modelos de CAD específicos que simulam as condições de fabricação, ou seja, as ferramentas usadas no desenho são as mesmas disponíveis no chão de fábrica (estes são geralmente chamados programas CAM ² ). Também na arquitetura existem CADs específicos que desenham paredes, telhados e outras construções automaticamente. Os softwares mais avançados de CAD usam a chamada modelagem paramétrica, que permite modificações do desenho pela simples entrada de números indicado dimensões e relações entre as entidades ou objetos desenhados.

Os softwares CAD costumam ser utilizados por pequeno nicho de usuários, devido a sua intensa especialização e seu alto custo. Existem poucas ferramentas livres nessa área, e em muitos aspectos ficam aquém dos softwares comerciais. Também costumam demandar software caro. Embora ao contrario o paradigma comercial de computação, possamos utilizar versões antigas de CAD cuja necessidade de hardware é modesta e o desempenho é satisfatório, principalmente em projetos bidimensionais.

Folha informativa AutoCAD




O principal software CAD para indústrias pequenas, arquitetos e treinamento é o AutoCAD, produzido pela empresa Autodesk. Seu formato de armazenamento de arquivo, o dwg (drawing) é muito difundido no mercado, e isso fez com que recentemente um consórcio de empresas fosse formado advogado pela passagem do dwg para o domínio público. Para grandes industrias e projetos mais complexos, alguns softwares mais usados são o SolidWorks, SolidEdge, o Catia, o Unigraphics NX, o Pro-Engineer, o Inventor (também da Autodesk) e o Microstation. Usuários do sistema operacional Lixux têm à sua disposição o QCad que, mesmo não tendo todos os recursos do AutoCAD, tem a vantagem de ser livre e poder ser obtido gratuitamente.


¹ NURBS – Non Uniform Rational Basis Spline é um modelo matemático usado regularmente em programas gráficos para gerar e representar curvas e superfícies.

² CAM – Computer Aided Manufacturing, ou Manufatura Auxiliada por Computador contrapondo-se ao CAD, o CAM está no processo de produção.



























Contato:
Prof. Carlos A. Mendes
Email: datacomputadores.forumieros.com



Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/CAD

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum